Início|Meu INSS|As principais vantagens do empréstimo consignado
Categories: Meu INSS

As principais vantagens do empréstimo consignado

Atualizado em 27 de julho de 2022

por Gilleadi Castro

Categories: Meu INSS

by Azul

Share

Você provavelmente já ouviu falar de empréstimos consignados, mas você sabe quais são as principais vantagens do Empréstimo Consignado? Está modalidade de crédito possui muitos benefícios e pode ser a escolha certa para você.

Um empréstimo consignado é um empréstimo muito procurado por diversas pessoas, mas o público com mais utilização são os Aposentados e Pensionistas, pois a forma de pagamento do benefício é com descontos diretamente em folha de pagamento.

Há várias vantagens em obter um empréstimo consignado:

Neste post, discutiremos os três maiores benefícios de conseguir um empréstimo consignado.

Contrate seu empréstimo consigando agora memso com a Azul

Veja mais: O que acontece se eu não pagar o Empréstimo Consignado?

O que é um Empréstimo Consignado?

Então, o que é um empréstimo consignado? Um empréstimo consignado é um tipo de empréstimo no qual a dívida do devedor é paga com descontos diretamente em sua folha de pagamento. Ele é uma modalidade mais comum entre os Aposentados, Pensionistas e os Servidores Públicos. Isso acontece porque as instituições financeiras é tem mais garantias que iram receber os pagamentos.

Há várias vantagens na obtenção de um empréstimo consignado. Para uma delas, as taxas de juros são normalmente muito mais baixas do que para os empréstimos pessoais e outras modalidades. Além disso, como o risco de inadimplência é menor, o processo de aprovação é tipicamente muito mais rápido. Se você entá pensando em contratar um empréstimo consignado vai querer saber quais são as suas vanatagens, então se liga só:

As Principais Vantagens do Empréstimo Consignado

As principais vanatgens do emprestimo consigando

Então, quais são as principais vantagens de contratar um empréstimo consignado? Bem, antes de tudo, é provável que você obtenha uma taxa de juros mais baixa do que obteria com um empréstimo tradicional. Isto porque o empréstimo é apoiado pelo seu salário, portanto, o credor tem uma segurança extra. Mas aqui está as vantagens mais TOPs para você:

Vantagens do Crédito Consignado
  1. Taxas de juros menores
  2. Com taxas inferiores às das demais linhas de crédito do mercado, o consignado pode ser útil em uma situação emergencial. Alguns exemplos são a compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa. Confira as taxas praticadas pelo mercado no site do Banco Central.
  3. Facilidade para contratar
  4. Como o banco tem a garantia de recebimento, há pouca burocracia para contratar e a liberação do dinheiro é rápida. O ideal é que todas as suas dívidas não superem 20% do que você ganha. A não ser que você esteja financiando um imóvel: neste caso, o limite para suas dívidas é de 30%.
  5. Prazos mais longos
  6. As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamentos mais longos no empréstimo consignado. Em alguns casos, os bancos oferecem até 120 meses para pagar.

E essas são apenas algumas vantagens do empréstimo consignado. Existem muitas instituições financeiras que realizam essa modalidade de crédito e provavelmente você consegue achar ofertas e prazos muito bons.

Mas agora vamos ver o outro lado da moeda e analisar as desvantagens do empréstimo consignado e saber de uma vez por todas se essa modalidade é para você.

Botão-verde-com-cifrão-de-dinheiro

As Principais Desvantagens do Empréstimo Consignado

Embora um empréstimo consignado tenha uma série de benefícios, há também alguns inconvenientes que você deve estar ciente. Primeiro, como o empréstimo está vinculado à sua renda mensal, você pode achar difícil fazer seus pagamentos se perder seu emprego ou experimentar uma diminuição no salário.

Outro fator que pode ser levado em conta é que o dinheiro é descontado antes mesmo que ele caia na sua conta corrente, não existindo chances de você ficar com essse dinheiro. Outro fator é que você não consegue negociar a data de pagamento das parcelas do empréstimo consignado, ela fica sempre vincula ao dia do seu pagamento.

Desvantagens do Crédito Consignado
  1. Risco de perder o emprego
  2. Se você trabalha em uma empresa privada, caso fique desempregado, terá de quitar o empréstimo de uma vez só. A alternativa é trocar o consignado por outro empréstimo, que custa mais caro.

    Além disso, é comum o contrato de consignado prever o desconto de até 30% do valor recebido na rescisão. Confira as regras atentamente com o banco antes de assinar o contrato.
  3. Dívida de longo prazo
  4. Imprevistos acontecem o tempo todo. É preciso refletir se você conseguiria resolver o problema tendo o desconto do consignado todos os meses.
  5. Sem chance de adiar
  6. O desconto será feito diretamente de seu pagamento, portanto, você não poderá adiar ou suspender o débito. Você também poderá encontrar mais dificuldade para renegociar o empréstimo, caso tenha essa necessidade.

    Agora que você já conhece os prós e contras, veja as situações em que vale ou não a pena usar o crédito consignado. E você já se endividou, aproveite nossas dicas sobre como negociar a dívida.
Conheça-os-prós-e-contras-do-empréstimo-consignado
Quais São as Taxas De Juros Do Empréstimo Consignado?

Como o credor tem o seu beneficio e pagamento como garantia, eles são capazes de oferecer taxas de juros mais baixos do que você encontraria com empréstimos tradicionais. E, como há uma garantia sobre o empréstimo, a análise de crédito é não é muito restrita e é uma ótima opção para pessoas com crédito ruim.

No consignado a taxa de juros varia entre 20% e 35% ao ano, que é considerado uma ótima taxa, já que empréstimos tradicioanais chegam a bater três digitos. Veja um comparativo entre as taxas mínimas do empréstimo consignado privado disponíveis no mercado:

Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
BCO C6 CONSIG 2,00 26,76
ITAÚ CONSIGNADO S.A. 2,07 27,89
BCO BMG S.A. 2,09 28,13
BANCO PAN 2,14 28,92
BCO DAYCOVAL S.A 2,02 27,18
BCO SANTANDER (BRASIL) S.A. 1,83 24,25
BCO BRADESCO FINANC. S.A. 1,88 25,04
BCO MERCANTIL DO BRASIL S.A. 2,11 28,41
BCO SAFRA S.A. 2,05 27,49

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em Julho de 2022.
Conheça os juros dos empréstimos consignados

Vale lembrar que essas são as taxas médias cobradas entre as principais instituições financeiras, incluindo bancos, financeiras e fintechs para os Aposentandos e Pensionistas do INSS. Para estipular a taxa de juros real do empréstimo cosignado existem alguns critérios como o perfil financeiro do solicitante e o score de crédito.

Como Posso Solicitar Um Empréstimo Consignado?

O primeiro passo é encontrar uma financeiras que ofereça a você as melhores cotações com as instituições financeiras. Há muitas financeiras que oferecem este tipo de serviço, a Azul Soluções Financeiras faz isso para você,, portanto não deve ser muito difícil encontrar um que seja adequado para você.

Uma vez encontrado um emprestador, o processo de aplicação é geralmente bastante simples. Você precisará fornecer algumas informações básicas como seu nome, endereço e número do Seguro Social, assim como informações de sua conta bancária e detalhes de emprego.

A instituição financeira então fará uma verificação de crédito para ter certeza de que você é elegível para um empréstimo. Desde que você tenha um bom crédito, você deve ser aprovado em pouco tempo.

Uma vez aprovado, o dinheiro será depositado em sua conta bancária e você poderá começar a usá-lo como quiser. Os empréstimos consignados são uma ótima maneira de obter o dinheiro que você precisa sem ter que se preocupar com taxas de juros ou pagamentos mensais.

Saiba-como-solicitar-um-empréstimo-consignado
Conclusão

Há várias vantagens de se optar por um empréstimo consignado. A mais óbvia é que você não tem que se preocupar em realizar os pagamentos, porque são descontados em folha e a outra são suas taxas que são bem mais em conta do que outros empréstimos convencionais. Esta é uma ótima opção se você não estiver à vontade com de realizar um sonho ou pagar uma dívida. Outro benefício é que você não tem que se submeter a uma verificação de crédito. Portanto, mesmo que você tenha tido alguns problemas financeiros no passado, você ainda pode ser aprovado para um empréstimo consignado.

Perguntas Frequentes
Quais são as vantagens do empréstimo?2022-07-29T14:54:00-03:00
Uma das vantagens do empréstimo consignado é a facilidade de ser aprovado. Por ser uma modalidade muito usada por aposentados e pensionistas, tornasse mais fácil solicitar e ter acesso ao crédito. O risco muitas vezes está ligado ao longo prazo.
Quais as principais vantagens do empréstimo consignado?2022-07-29T14:13:40-03:00
Vantagens do Crédito Consignado

  1. Taxas de juros menores
  2. Com taxas inferiores às das demais linhas de crédito do mercado, o consignado pode ser útil em uma situação emergencial. Alguns exemplos são a compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa. Confira as taxas praticadas pelo mercado no site do Banco Central.
  3. Facilidade para contratar
  4. Como o banco tem a garantia de recebimento, há pouca burocracia para contratar e a liberação do dinheiro é rápida. O ideal é que todas as suas dívidas não superem 20% do que você ganha. A não ser que você esteja financiando um imóvel: neste caso, o limite para suas dívidas é de 30%.
  5. Prazos mais longos
  6. As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamentos mais longos no empréstimo consignado. Em alguns casos, os bancos oferecem até 120 meses para pagar.
Comentários:

Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!

Cadastra-se tenhas as novidades no seu e-mail.

    Posts Recentes

    Ir ao Topo