by Azul
Share
O processo de contratação um Empréstimo Consignado por meio do SIAPE é, na verdade, bastante simples. Você só precisa preencher um formulário on-line e aguardar a aprovação. Assim que o empréstimo for aprovado, o dinheiro será depositado em sua conta dentro de alguns dias.
Há Muitos Benefícios em contrair um empréstimo consignado por meio do SIAPE. Em primeiro lugar, é uma maneira muito conveniente de conseguir dinheiro extra quando você precisar. Em segundo lugar, as taxas de juros são muito mais baixas do que as de outros tipos de empréstimos, como empréstimos pessoais ou cartões de crédito. E, finalmente, você não precisa colocar nenhuma garantia para contrair o empréstimo.
Quais são os benefícios de contrair um empréstimo Consignado por meio do SIAPE?
Em primeiro lugar, os empréstimos consignados por meio do SIAPE oferecem conveniência e tranquilidade aos funcionários federais. Com esse tipo de empréstimo, você pode facilmente fazer um orçamento para suas despesas e ter os fundos disponíveis quando precisar deles. Além disso, esses empréstimos geralmente vêm com taxas de juros mais baixas do que outros tipos de crédito, o que pode economizar dinheiro a longo prazo.
Outro benefício é que a contratação do empréstimo consignado por meio do SIAPE oferece contrataçao de crédito sem precisar fazer consulta ao SCP ou Serasa, desta forma é muito mais facíl contratar seu crédito consignado. Se você é um funcionário federal considerando um empréstimo consignado, certifique-se de pesquisar todas as suas opções. Compare taxas de juros, taxas e termos de reembolso antes de tomar uma decisão. E lembre-se, como em qualquer empréstimo, é importante pedir emprestado apenas o que você pode pagar.
Quem tem direito a contratar o empréstimo consignado SIAPE?
Servidores públicos federais ativos e inativos, ou seja, que atuam ou já atuaram no Governo Federal, podem solicitar o empréstimo consignado a qualquer momento, desde que se enquadrem nos cargos e categorias listados abaixo:
- Cedido;
- Aposentado;
- Redistribuído;
- Reforma CBM/PM;
- Reserva CBM/PM;
- Cedido SUS Lei 8270;
- Ativo permanente Lei 8878/94.
- Tutelado;
- Curatelado;
- Estagiário;
- Requisitado;
- Sem vínculo;
- Gratificados;
- Comissionados;
- CLT – Celetistas;
- Excedente à lotação;
- Anistiado ADCT CF;
- Recrutamento amplo;
- Contratado Temporário;
- Titular de Cargo em Comissão;
- Req.de Outros Órgãos;
- Designados sem e com quinquênios;
- Prestador de Serviço;
- Anistiado Público L10559;
- Anistiado Privado L10559.
Como os servidores públicos recebem valores acima do salário mínimo estabelecido por lei, as chances de liberação do crédito consignado são ainda maiores.
Lembrando que para a realização do contrato de Empréstimo Consignado por meio da SIAPE é necessário ter Margem Consignável.
Como funciona o empréstimo consignado para servidores?
O Empréstimo Consignado para Servidores Públicos funciona basicamente da mesma forma que outras modalidades de créditos, com a diferença que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento automaticamente.
O que chama muita atenção nesta modalidade e o que faz ela ser muito atrativa é que a taxa de juros, que compõe um dos valores do CET (Custo Efetivo Total), como já mencionado, é mais baixa, pelo fato de que o risco para a instituição bancaria é quase nulo.
- Ter no mínimo 18 e no máximo 80 anos (os requisitos podem variar de acordo com a instituição financeira);
- Ter margem consignável disponível;
- Possuir convênio da instituição com o órgão que faz o pagamento ao servidor.
Para liberação dos valores, o governo federal criou a plataforma SouGov.br, disponível para Android e IOS. A plataforma substitui o SIGEPE e o SIAPE e engloba todas as funcionalidades e serviços úteis aos servidores públicos federais.
Lembrando que para ter acesso à plataforma é necessário que usuário tenha uma conta feita no Gov.br. Quem não possui cadastro, basta acessar o site acesso.gov.br e seguir as instruções de cadastro.
Documentos necessários para a contratação do consignado SIAPE
Para realizar à contratação do empréstimo consignado, os servidores federais devem apresentar os seguintes documentos:
- Documentação de identificação com foto e o CPF;
- Comprovante de residência em sua titularidade;
- Contracheque atualizado;
- Gerar autorização de consignatária emitida pela plataforma SouGov.br.
Lembrando que cada Instituição Financeira possui uma política com relação a contratação do Empréstimo Consignado
- Ter no mínimo 18 e no máximo 80 anos (a política pode variar em cada banco);
- Ter margem consignável livre;
- Que o órgão empregador (fonte pagadora) tenha convênio com o banco de interesse;
Receba conteúdo em
primeira mão toda semana!
Cadastra-se tenhas as novidades no seu e-mail.